top of page

Treino aeróbico VS treino com pesos e dieta restritivas (800kcal)

Atualizado: 1 de abr. de 2024

O estudo de Bryner et al (1999)



investigou os efeitos do treinamento resistido versus aeróbico combinado com uma dieta de muito baixa caloria (VLCD) de 800 kcal/dia sobre a massa corporal magra (LBM) e a taxa metabólica de repouso (RMR). Vinte participantes (17 mulheres e 3 homens), com idade média de 38 anos, foram aleatoriamente designados para um dos dois grupos: controle padrão mais dieta (C1D) ou exercício resistido mais dieta (R1D), cada um com 10 participantes. Ambos os grupos consumiram uma dieta líquida de 800 kcal/dia durante 12 semanas. O grupo C1D realizou exercícios aeróbicos (caminhada, ciclismo ou subida de escadas) por 1 hora, quatro vezes por semana, enquanto o grupo R1D realizou treinamento resistido em 10 estações, aumentando de duas séries de 8 a 15 repetições para quatro séries de 8 a 15 repetições ao longo de 12 semanas.


Resultados Principais:


  • O consumo máximo de oxigênio (Max VO2) aumentou significativamente em ambos os grupos, sem diferença entre eles.

  • A perda de peso corporal foi significativamente maior no grupo C1D em comparação com o R1D.

  • O grupo C1D perdeu uma quantidade significativa de LBM (de 51 para 47 kg), enquanto não houve diminuição de LBM observada no R1D.

  • Além disso, o R1D teve um aumento na RMR (de 2,6 para 3,1 ml/kg/min), enquanto a RMR de 24 horas diminuiu significativamente no grupo C1D.


Conclusões:


A adição de um programa intensivo de treinamento resistido resultou na preservação da LBM e da RMR durante a perda de peso com uma VLCD. Isso indica que o treinamento resistido pode ser benéfico para pacientes que utilizam uma VLCD para perder grandes quantidades de peso, pelo menos por períodos de até 12 semanas.


Treino aeróbico
Treino aeróbico

Alterações Fisiológicas e Vias Energéticas:


O estudo sugere que o treinamento resistido pode ajudar a manter a massa muscular e a taxa metabólica de repouso ao promover a otimização dos padrões de recrutamento de unidades motoras, conhecida como "treinamento neurológico". Isso é particularmente importante durante períodos de restrição calórica severa, onde a atividade muscular pode diminuir o catabolismo proteico, reduzindo a sensibilidade dos músculos trabalhados aos hormônios catabólicos. Além disso, o treinamento resistido pode exigir um nível mínimo de ingestão calórica (800 a 1200 kcal) para a hipertrofia muscular significativa.


Citação do Artigo:


Bryner, R.W., Ullrich, I.H., Sauers, J., Donley, D., Hornsby, G., Kolar, M., & Yeater, R. (1999). Effects of Resistance vs. Aerobic Training Combined With an 800 Calorie Liquid Diet on Lean Body Mass and Resting Metabolic Rate. Journal of the American College of Nutrition, 18(1), 115-121.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

+351 932 969 429

Portugal

Logo vital pentagono Aesthetics and Health preto PNG.png

LOCALIZAÇÃO

Clínica VITAL 

Rua Helena Félix , n 14D
Charneca De Caparica
Setubal - Portugal.

REDE SOCIAL

  • Facebook
  • Instagram

MAPA

bottom of page